
A apneia obstrutiva do sono (SAOS) acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento.
Você tem apneia do sono? Se tiver, fique atento, pois pesquisadores do Instituto do Sono sugerem que pacientes com apneia têm mais risco de contrair a infecção e ter complicações de saúde pela COVID-19. O artigo com a hipótese dos pesquisadores foi aprovado para publicação no Journal of Clinical Sleep Medicine.
A apneia é um distúrbio respiratório de sono prevalente em 32,8% dos paulistanos, que atinge principalmente homens idosos e obesos, perfil semelhante ao dos mais afetados pela COVID-19. A apneia provoca problemas cardíacos e distúrbios metabólicos, como diabetes, duas das principais comorbidades associadas à COVID-19. Outro fator importante é que a privação de sono pode diminuir a imunidade, reduzindo a resistência do organismo ao vírus.
Portanto, atenção. Fazer o tratamento, utilizando o CPAP corretamente, é fundamental neste momento. Redobre também os cuidados com higiene, evite aglomerações e invista em hábitos saudáveis!